Fale Conosco
:: Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!
Grupo de Suprimento de Energia

O Grupo de Suprimento de Energia tem como finalidade o projeto, fabricação, teste e integração dos equipamentos espaciais do subsistema de suprimento de energia dos satélites construídos no INPE. As áreas de atuação do grupo são:
  • Projeto de painéis solares de aplicação espacial
  • Projeto e especificação de baterias para aplicação espacial
  • Projeto e fabricação de equipamentos embarcados utilizando eletrônica analógica e digital onde se pode destacar:
    • conversores dc/dc
    • reguladores de carga e descarga de baterias
    • circuitos condicionadores de potência
    • circuitos de proteção e distribuição de energia
  • Gerenciamento e acompanhamento da fabricação de painéis solares, baterias e equipamentos eletrônicos junto à indústria nacional
Projetos

O grupo de Suprimento de Energia participa ativamente dos projetos de eletrônica embarcada dos programas espaciais no INPE.

Entre os destaques das inúmeras experiências passadas adquiridas pelo grupo está o projeto, desenvolvimento, fabricação e testes de toda a eletrônica de geração, armazenamento e condicionamento de potência dos satélites, já lançados com sucesso, SCD1 e SCD2 (SCD - Satélite de Coleta de Dados).
Atualmente o grupo participa junto a empresas nacionais no projeto, fabricação e testes da Plataforma Multimissão - PMM. Essa plataforma será um sistema padrão que aceitará os mais variados tipos de carga útil para as próximas missões do programa espacial brasileiro. O grupo de suprimento de energia faz o acompanhamento dos serviços executados, garantindo desta forma, que o sistema de energia da plataforma seja projetado, fabricado e testado de acordo as rigorosas especificações que este tipo de projeto exige.
O grupo tem participação fundamental no programa internacional Sino/Brasileiro - CBERS (China Brazil Earth Resources Satellite/ Satélite Sino Brasileiro de Recursos Terrestres), nas seguintes áreas:

  • Painéis Solares: os painéis solares do CBERS 1 e 2, utilizando células solares chinesas, foram produzidos por empresa brasileira com tecnologia fornecida pelo INPE, sob a supervisão e gerenciamento do grupo de suprimento de energia.

  • Eletrônica de Condicionamento e Distribuição:A Unidade de Condicionamento de Potência do satélite CBERS é composta pelos equipamentos SHUNT e BDR (Battery Discharge Regulator/Regulador de Descarga da Bateria), os quais são responsáveis por condicionar a potência gerada pelos painéis solares, carregando as duas baterias e gerando um barramento principal regulado. A unidade de distribuição para as diversas cargas do satélite é realizada por meio de dez conversores DC/DC.
Encontra-se atualmente em desenvolvimento na industria nacional a nova geração do subsistema de suprimento de energia para os satélites CBERS 3 & 4.


Pesquisa e Desenvolvimento


O grupo desenvolve pesquisas na área de suprimento de energia, com interesse na aplicação e uso de micro controladores em unidades de condicionamento de potência, bem como na análise de estabilidade entre modos de operação de um sistema de suprimento de energia baseado neste tipo de arquitetura.

Outra área de interesse é o desenvolvimento de fusíveis eletrônicos inteligentes para uso em unidades de distribuição.

Infra-Estrutura e Recursos Humanos

O grupo de suprimento de energia conta com dois laboratórios para desenvolvimento de protótipos, equipados com medidores de indutância, analisadores de rede e espectro, simuladores de painel solar, sistema de aquisição de dados e todo o ferramental necessário para o desenvolvimento dos diversos projetos da área espacial.

O grupo conta atualmente com dois técnicos e quatro engenheiros para a realização de suas atividades.