Fale Conosco
:: Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!
Grupo de Controle Térmico - GTER

O Grupo de Controle Térmico de Satélites (GCTS) da DMC busca manter capacitação técnica em projeto térmico de satélites e, através de programas de P&D, desenvolver produtos e novas tecnologias de controle térmico que possam ser utilizados no programa espacial brasileiro. Busca-se também formar recursos humanos na área, através de programas de estágio e pós-graduação.

O GCTS atua também no acompanhamento e revisão técnica de serviços de projeto térmico, sub-contratados pelo INPE, ou em projetos de cooperação internacional, como o satélite Sino-Brasileiro de recursos terrestres (CBERS).

Vários dispositivos e técnicas para controle térmico de satélites foram desenvolvidos/aperfeiçoados ao longo dos últimos anos pelo GCTS, em temas como resistência térmica de contato, mantas térmicas super-isolantes (MLIs), tubos de calor, venezianas térmicas, capacitores térmicos e programa para análise térmica de satélites.

Atualmente os esforços de P&D do GCTS estão concentrados principalmente em:
  • Desenvolvimento de instalações para produção, preparação e testes de tubos de calor e sistemas de bombeamento capilar. O objetivo principal é desenvolver um processo tecnológico universal de fabricação, montagem e testes de tubos de calor e circuitos de bombeamento capilar, incluindo implementação das instalações necessárias para realizar todo o processo. Pretende-se construir protótipos destes dispositivos e qualificá-los para vôo, satisfazendo os requisitos de qualidade para produtos espaciais.

  • Desenvolvimento de novos dispositivos para controle térmico:

    • um radiador espacial avançado com emitância variável

    • uma chave térmica trifásica.

  • Simulação numérica de sistemas e dispositivos térmicos e otimização multidisciplinar.