Fale Conosco
:: Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!
Divisão de Mecânica Espacial e Controle

Compete à Divisão de Mecânica Espacial e Controle:
  • Realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de dinâmica orbital, controle e guiagem, projetos mecânicos e estruturas, controle térmico e propulsão de satélites artificiais.

  • Pesquisar e desenvolver métodos e algoritmos para determinação e propagação de órbita e atitude de satélites e sistemas correlatos, bem como subsistemas de controle de atitude e órbita.

  • Realizar análises de estabilidade, perturbações ambientais e dinâmica de satélites e sistemas correlatos.

  • Pesquisar e desenvolver tecnologias de projeto mecânico, estruturas e controle térmico de plataformas espaciais.

  • Pesquisar, projetar e desenvolver tecnologias de motores de propulsão líquida para controle de satélites artificiais

  • Especificar, projetar, desenvolver e qualificar subsistemas e equipamentos para os programas de satélites e sistemas correlatos, nas áreas de sua competência.

A DMC está subdividida em grupos, por atuação nas áreas de:
  • Dinâmica e Controle - GDCOA

  • Propulsão - GPROP

  • Controle Térmico - GTER
dando suporte técnico, desenvolvendo produtos de software e dispositivos (hardware), e/ou coordenando projetos ou programas desenvolvidos no INPE como um todo e na Coordenadoria de Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE) em particular.

Na DMC são executadas atividades de Pesquisa e Desenvolvimento nas suas áreas de competência como forma de obtenção de conhecimentos que permitam o aprimoramento dos serviços descritos, e a criação de novas oportunidades de trabalho no âmbito acadêmico.

A DMC mantém atividade acadêmica compatível com os propósitos do INPE, o que engloba a manutenção de um curso de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espacial (Mestrado e Doutoramento), orientação de teses, contratação de bolsistas, incentivo à publicação dos resultados de suas pesquisas e/ou trabalhos de engenharia, busca de recursos não institucionais para suplementar atividades de ensino e pesquisa, e a participação e promoção de eventos técnicos e científicos da área.

As áreas da DMC possuem projetos de pesquisa e desenvolvimento, visando futuras aplicações em futuros satélites nacionais ou aqueles em que o Brasil participa via acordos internacionais.

Chefe: Ulisses Thadeu Vieira Guedes