Fale Conosco
:: Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!
Infraestrutura

A DMC está fisicamente instalada no prédio satélite do INPE, ala esquerda, onde se encontra sua secretaria. A infra-estrutura completa também está espalhada em outras áreas do INPE.

Rede de computadores

A rede da DMC é conectada ao backbone do INPE seguindo uma topologia estrela e enlace de 1 GBps. Internamente consiste de vários switches que atendem a 254 pontos de acesso.

Recursos computacionais

Todos os, aproximadamente, 200 computadores e sistemas são interligados via rede, envolvendo diversas plataformas, tais como SunOS, OpenVMS, Linux, PrintServers e família Windows. Os sistemas atendem aos funcionários, bolsistas institucionais, pesquisadores visitantes, bolsistas de Mestrado e Doutorado, e estagiários. Todos os sistemas tem acesso à Rede Internet2 (via backbone do INPE).

Laboratórios

A DMC contém Laboratórios de Eletrônica, Térmica e 2 de Simulação e Controle (um acadêmico e outro para testes e qualificação de sub-sistemas de bordo). Recentemente, em fase de implementação, os funcionários da DMC preparam o Laboratório de Simulação e Controle para Tempo Real, com rede de alta velocidade (1-Gbps)m com 10 computadores dual-processados, o qual se destina tanto a testes de satélites virtuais quanto aos sistemas de controle e navegação (atitude e órbita) de um satélite real (hardware in the loop).

No Laboratório de Eletrônica, a DMC projeta e testa equipamentos eletrônicos utilizados em satélites. Sob a responsabilidade deste laboratório, a DMC possui mesa de mancal a ar, Mesa de 3-Eixos, e Receptores GPS. Com isto, a DMC provê consultoria e sub-contratos para a indústria de ponta.
No Laboratório de Térmica, a DMC testa e certifica experimentos da área que comporão subsistemas de satélites e artefatos espaciais. Atualmente, desenvolve-se neste LAB pesquisas para equipamentos eletrônicos com aplicação industrial. Detalhes sobre o projeto estão disponíveis em página específica.
No Laboratório de Simulação e Controle Acadêmico, a DMC provê aos alunos (Mestrado, Doutorado e Cursos extra-curriculares) recursos computacionais para a simulação de Sistemas de controle avançados além de suporte e consultoria para a indústria brasileira.
No Laboratório de Simulação e Controle, a DMC provê ferramentas de software desenvolvidas pelos especialistas da Divisão, integrando multi-plataformas com hardware in the loop ou componentes simulados (sensores, atuadores e planta dinâmica).