Fale Conosco
:: Sábado, 23 de Setembro de 2017
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!
Serviço de Manufatura

O SMF tem como objetivo principal dar apoio tecnológico ao Instituto, em particular à ETE, nas áreas de projetos mecânicos e de circuitos impressos, desenhos mecânicos, civil, artes, fabricação mecânica e de circuitos impressos de protótipos, bem como suporte no desenvolvimento de processos nas áreas química para aplicação espacial e aplicação de novos materiais.

Antiga Divisão de Manufatura, o SMF foi criado na década de 60 e tinha como propósito oferecer apoio técnico apenas na área de mecânica aos projetos de pesquisa que começavam a ser desenvolvidos no instituto.

A estrutura montada na época teve um papel importantíssimo no início e decorrer do programa MECB (Missão Espacial Completa Brasileira), projetando, desenvolvendo e fabricando dispositivos e equipamentos mecânicos com alta qualidade e desempenho, necessários para suprir às demandas do programa.

Nos anos 80, o SMF foi incorporado à ETE, e na mesma época agregou ambém a parte de fabricação de circuitos impressos.

O Setor de Circuito Impresso (SCI) foi criado para atender às necessidades internas através do desenvolvimento de produtos de alta confiabilidade com especificações rígidas, essenciais para o desenvolvimento de equipamentos e dispositivos para uso na área espacial.

O SMF tem sido de fundamental importância no desenvolvimento dos projetos dos satélites SCD 1 & 2, CBERS 1 & 2 e EQUARS, como em outros projetos importantes desenvolvidos pelo INPE, como a Câmara Anecóica do LIT, o telescópio MASCO, TOKAMAK, etc.

Atualmente o Serviço de Manufatura mantém seu objetivo principal de fornecer apoio tecnológico a todos os Programas e Projetos desenvolvidos no INPE, como por exemplo, no desenvolvimento dos satélites CBERS 2B, CBERS 3 & 4, e PMM, atuando tanto na área de mecânica, projeto e desenho, como de processos químicos usados na fabricação de circuitos impressos e tratamento de superfícies. Para tanto, o SMF conta com os setores de Mecânica e Desenho (SMD) e de Circuito Impresso (SCI).

Chefe: Júlio da Conceição Araújo